domingo, 9 de julho de 2023

REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 - 91 ANOS





 
Há 91 anos, era iniciado o movimento armado que aconteceu no Estado de São Paulo e que se chamou Revolução Constitucionalista de 1932.

O conflito ocorreu entre os meses de julho e outubro de 1932.


Era uma resposta paulista à Revolução de 1930, que havia acabado com a autonomia dos Estados durante a vidência da Constituição de 1891. Em 1930, o gaúcho Getúlio Vargas foi o responsável por impedir a posse de Júlio Prestes (que era ex-presidente de São Paulo, atualmente diz-se governador) na presidência da República e derrubou do poder o presidente da república Washington Luís, resultando no fim da República Velha, invalidando a Constituição de 1891 e instaurando o Governo Provisório, liderado pelo próprio Getúlio, que havia perdido as eleições de 1930.

Os paulistas buscavam reaver o domínio político perdido, ainda mais que o governo Provisório demorava a convocar a Assembléia Constituinte.

Procurando acalmar a situação, Getúlio apresentou um novo código eleitoral e marcou eleições para 1933. Também nomeou o paulista Pedro Toledo como interventor (um representante do Presidente da República para assumir provisoriamente o governo de um Estado). Mesmo assim, Osvaldo Aranha (que representava a ditadura), intervinha no governo de Pedro Toledo.

No dia 23 de maio, estudantes da Faculdade São Francisco fizeram um comício, protestando sobre essa situação. Eles tentaram invadir o cube 3 de Outubro, onde se concentraram os membros da Liga Revolucionária que apoiava a ditadura. Foram recebidos a balas. Morreram nesse conflito, os jovens: Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Américo Camargo de Andrade, as iniciais de seus nomes (MMDC) foi o nome escolhido pelo movimento de oposição à ditadura, que começava a planejar a luta armada. Depois, foi sabido que mais um jovem morreu nesse confronto: Orlando de Oliveira Alvarenga, incluído posteriormente na lista. 


Cartão Postal do MMDC.



O MMDC ganhou o apoio dos paulistas e seus principais partidos, o PRP e o Partido Democrata. Em 9 de julho as forças paulistas lideradas pelo General Isidoro Dias Lopes tomaram o estado e iniciaram a marcha para o Rio de Janeiro.

Em pouco tempo, São Paulo, que planejava uma ofensiva rápida contra a capital, se viu cercado por mais de 100 mil tropas federais. 

Mesmo sem a ajuda dos outros estados (houve poucos movimentos a favor no Rio Grande e no Mato Grosso, mas, foram logo destruídos), o povo paulista, mesmo perante a um movimento articulado pelas elites do estado, mobilizou-se e ajudou seus exércitos: houve mais de 200 mil voluntários, sendo 60 mil combatentes. 



Cartaz convocando os paulistas às armas.





Diário Carioca, 12 de julho de 1932
http://memoria.bn.br/




Quando se iniciou o levante, uma multidão saiu às ruas em apoio. As tropas paulistas são enviadas para os fronts em todo o Estado. Porém, as tropas federais eram mais numerosas e bem mais equipadas. Foram usados aviões para bombardear cidades do interior paulista.

Para os dias de hoje, o cenário deveria ser surreal: cidades, como Campinas e Lorena, sofrendo bombardeios aéreos;o porto de Santos bloqueados por navios de guerra; cidades dos vales do Paraíba e do Ribeira sofrendo ataques de artilharia e trincheiras repletas de soldados, cavadas nas divisas do Estado.

São Paulo estava praticamente sitiado e se via sem alternativa para conseguir armamentos. Com as fronteiras do estado fechadas, muitos voluntários levaram suas próprias armas pessoais e engenheiros da Escola Politécnica do Estado( hoje EPUSP) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) passaram a desenvolver armamentos a serem produzidos pelo próprio estado para suprir as tropas. Um navio que trazia do exterior armamento para os paulistas foi apreendido pela Marinha do Brasil.

Em um teste de um novo canhão o Comandante da Força Pública, Coronel Júlio Marcondes Salgado, morreu em um acidente.

Uma das armas mais sofisticadas feitas pela indústria paulista foi o trem blindado, usado na campanha militar no Vale do Paraíba.

São Paulo criou uma moeda própria, que foi falsificada pela ditadura e distribuída na capital paulista para desestabilizar a economia do estado. O dinheiro paulista era lastreado pelo ouro arrecadado pela campanha Ouro para o bem de São Paulo, também chamado de Ouro para a vitória. Seus moradores passaram a doar ouro e jóias, visando financiar as tropas paulistas. Em troca, ganhavam um anel de prata com as gravações: Pro São Paulo Fiant Exímia e Doei Ouro Para o Bem de São Paulo. Várias famílias ainda guardam os anéis de seus antepassados. 





As armas compradas nos EUA foram perdidas quando o navio que as transportava foi apreendido. Com muita falta de munição, os paulistas inventaram e usaram um aparelho que imitava o som das metralhadoras, a matraca.

O rádio teve grande participação e importância durante o conflito, ainda uma novidade na época. O locutor César Ladeira, da Rádio Record, se destacou, animando os combatentes. Houve muita propaganda e contra-propaganda ideológica por parte da ditadura, acusando São Paulo de estar nas mãos do fascismo italiano trazido pelos imigrantes.

Os combatentes recrutados pela ditadura, brasileiros de outras regiões, eram informados que São Paulo queria se separar do Brasil.

Em meados de setembro a situação era precária. O interior do estado era invadido pelas tropas de Getúlio Vargas e a capital paulista estava ameaçada de ocupação. São Paulo tinha sua economia sufocada pelo bloqueio do porto de Santos e sobrevivia das contribuições em ouro feitas por seus cidadãos. As tropas paulistas desertavam cada vez mais.

Vendo a derrota se aproximando e, com ela, a ocupação do estado, as tropas da Força Pública Paulista (atual Polícia Militar de São Paulo), foram as primeiras a se render, no final de setembro. Com isso, a liderança revolucionária paulista se rendeu em 2 de outubro de 1932, na cidade de Cruzeiro, para as forças chefiadas pelo general Pedro Aurélio de Góis Monteiro.



Para conhecer a história da Revolução Constitucionalista de 1932 em detalhes, há o blog Tudo por São Paulo (http://tudoporsaopaulo1932.blogspot.com.br/), com muitas fotos e informações.

Na próxima postagem apresentarei músicas que abordam a Revolução de 32 e documentários sobre o tema.




Músicas alusivas à Revolução Constitucionalista de 1932 



PARA A FRENTE PAULISTAS!
Hino Marcha de João Pedroso
Gravado por Arnaldo Pescuma
Acompanhamento da Orquestra Arte-Phone
Disco Arte Phone 4.111, matriz 567
Lançado em 1932





INVASÃO DE SÃO PAULO
Moda de Viola de Mandi
Gravada por Mandi e Sorocabinha
Acompanhamento de Violas
Disco Parlophon 13.399-B, matriz 131342
Lançado em 1932



A GLÓRIA DE SÃO PAULO
Tema Literário de Fernando Magalhães e Joubert de Carvalho
Gravado por Fernando Magalhães
Acompanhamento do Trio Columbia
Disco Columbia 22.104-B, matriz 381209
Lançado em abril de 1932



NA SERRA DA MANTIQUEIRA
Canção de Ary Kerner Veiga de Castro
Gravada por Gastão Formenti
Acompanhamento da Orquestra Victor Brasileira, sob a Direção de João Martins
Disco Victor 33.595-A, matriz 65586-2
Gravado em 01 de novembro de 1932 e lançado em dezembro de 1932





TREM BLINDADO
Marcha de João de Barro
Gravada por Almirante
Acompanhamento do Grupo da Guarda Velha
Disco Victor 33.610-B, matriz 65611-1
Gravado em 01 de dezembro de 1932 e lançado em janeiro de 1933





HINO DO PARTIDO CONSTITUCIONALISTA
Hino de Marcelo Tupynambá e Anhanguera
Gravado por Francisco Alves
Acompanhamento de Orquestra e Coro
Disco Victor sem número (lado A), matriz 79675-1
Gravado em 10 de setembro de 1934 e lançado em 1934





PARA COLHER OS FRUTOS DO SACRIFÍCIO DE 32
Discurso de Antônio de Oliveira
Gravado por Antônio de Oliveira
Disco Victor sem número (lado B), 79678-1
Gravado em 11 de setembro de 1934 e lançado em 1934



PASSO DO SOLDADO
Marcha Patriótica de Marcelo Tupynambá e Guilherme de Almeida
Gravada por Máximo Puglisi
Acompanhamento da Orquestra Cruzeiro do Sul e Coro
Disco Columbia 8.143-B, matriz 3139
Lançado em 1935



PAULISTINHA QUERIDA
Marcha de Ary Barroso
Gravada por Arnaldo Pescuma e Januário de Oliveira
Acompanhamento dos Diabos do Céu
Disco Victor 34.036-B, matriz 80097-1
Gravado em 24 de janeiro de 1936 e lançado em fevereiro de 1936








As mulheres eram convocadas para serem Enfermeiras Voluntárias paulistas.




Equipe da Cruz Vermelha em Itapira (SP), 1932.




Trincheiras









O Trem Blindado










A matraca



No front


Tropas paulistas na Estação da FEPASA



Soldados e enfermeiras hasteiam a bandeira do Estado de São Paulo.










Fontes:






Um comentário:

  1. Riquíssima postagem, Marcelo!
    A Escola Politécnica - EPUSP - é também conhecida, hoje, como POLI - USP.

    Beijão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...