terça-feira, 28 de agosto de 2012

FOLCLORE BRASILEIRO, suas cantoras (parte I)

Seguindo nossa postagem sobre o folclore e seus intérpretes, trazemos agora algumas cantoras que gravaram peças folclóricas e lendas, que pesquisaram e adaptaram, divulgando nossa cultura.
Desde o século XIX, como é de maior conhecimento, algumas mulheres já se encarregavam de escrever poemas e compor melodias. É o caso das brasileiras Francisca Gonzaga e Cinira Polônio e da francesa, que teve uma bela carreira no Brasil, Rose Méryss. Já na década de 1920, as mulheres já estudavam violão e, várias, se encarregavam de pesquisar nossas tradições e adaptar cantos e melodias para apresentarem em recitais. Com o sucesso da indústria fonográfica brasileira nas duas primeiras décadas do século XX, essas moças eram convidadas a gravar suas pesquisas, cantando aquilo que haviam recolhido, composto ou adaptado. O rádio também seria um bom veículo de divulgação que, agora, passariam a ser recitais irradiados para todo o Brasil. A tradição das cantoras-pesquisadoras de folclore continuou através das décadas, revelando ótimos talentos e mantendo viva nossa tradição oral.
Vamos conferir!



ELSIE HOUSTON


























Morena cor de canela
Samba de motivo popular em adaptação de Ary Kerner Veiga de Castro
Gravado por Elsie Houston, acompanhada de Petit e Zezinho
Disco Columbia 5.217-B, matriz 380649
Lançado em junho de 1930




Cade minha pomba rola?
Batuque de motivo popular em arranjo de Elsie Houston
Gravado por Elsie Houston, acompanhada de Gaó, Jonas, Zeinho e Petit
Disco Columbia 7.014-B, matriz 380832
Lançado em setembro de 1930




Aribu
Coco do Norte de motivo popular em arranjo de Elsie Houston
Gravado por Elsie Houston, acompanhada Gaó, Zezinho e Chaves
Disco Columbia 7.053-B, matriz 380886
Lançado em 1930




Puxa o melão sabiá
Canção pernambucana de motivo popular em arranjo de Elsie Houston Peret
Gravada por Elsie Houston, acompanhada Gaó, Zezinho e Petit
Disco Columbia 7.050-B, matriz 380831-1
Lançado em 1930



Coco dendê trapiá - Ai sabiá da mata
Cocos do Norte de motivo popular em arranjo de Elsie Houston Peret
Gravado por Elsie Houston, acompanhada Gaó, Zezinho, Jonas e Chaves
Disco Columbia 7.050-B, matriz 380885-1
Lançado em 1930




Eh Jurupanã
Coco do Norte de motivo popular em arranjo de Elsie Houston
Gravado por Elsie Houston, acompanhada Hekel Tavares, João Pernambuco e Jararaca
Disco Columbia 7.053-B, matriz 380587
Gravado em dezembro de 1929 e lançado em 1930






STEFANA DE MACEDO


























Como se dobra o sino
Toada de motivo popular do Rio Grande do Norte
Arranjo de Stefana de Macedo
Gravada por Stefana de Macedo com violão
Disco Columbia 5.189-B, matriz 380439-2
Lançado em março de 1930




Bixo Caxinguelê
Cateretê de motivo popular em arranjo de Stefana de Macedo
Gravado por Stefana de Macedo com violões
Disco Columbia 5.092-B, matriz 380231-2
Lançado em outubro de 1929

Bicho Cachinguelê -
Uma espécie brasileira  de esquilo florestal.
É encontrado na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica.
























O homem e o relógio
Corta jaca de Stefana de Macedo
Gravado por Stefana de Macedo com violões
Disco Columbia 5.068-B, matriz 380230
Lançado em setembro de 1929




A mulher e o trem
Corta jaca de motivo popular em arranjo de Stefana de Macedo
Gravado por Stefana de Macedo com violões
Disco Columbia 5.067-B, matriz 380229-2
Lançado em julho de 1929





Bambalelê
Samba choro de motivo popular em arranjo de Stefana de Macedo
Gravado por Stefana de Macedo com violões
Disco Columbia 5.067-B, matriz 380227-2
Lançado em julho de 1929




Toré
Canto indígena da autoria de Stefana de Macedo e Ascenço Ferreira
Gravado por Stefana de Macedo, Gaó, Chaves e Zezinho
Disco Columbia 7.010-B, matriz 380820-1
Lançado em setembro de 1930







OLGA PRAGUER COELHO



























Puntinho branco
Domínio popular em arranjo de Olegário Mariano
Gravado por Olga Praguer Coelho com violões
Disco Odeon 10.586-A, matriz 3064
Lançado em abril de 1930



Virgem do Rosário
Lundu de domínio popular em adaptação de Olga Praguer Coelho
Gravação de Olga Praguer Coelho, com Rogério Guimarães e João Nogueira aos violões
Disco Victor 34.042-B, matriz 80025-1
Gravado em 29 de novembro de 1935 e lançado em abril de 1936




Murucututu
Canção de embalo
De domínio popular em arranjo de Olga Praguer Coelho e Gaspar Coelho
Gravada por Olga Praguer Coelho, com Pereira Filho ao violão
Disco Victor 34.105-A, matriz 80130-1
Gravado em 17 de abril de 1936 e lançado em novembro desse ano






Boi boi boi
Acalanto baiano de domínio popular
Adaptação de Georgina Erisman
Gravação de Olga Praguer Coelho e Pedro Vargas
Acompanhamento de dois violões
Disco Victor 34.060-B, matriz 80149-1
Gravado em 28 de abril de 1936 e lançado em julho desse ano



Estrela do Céu
Macumba do Norte
Domínio porpular em adaptação de Olga Praguer Coelho
Gravada por Olga Praguer Coelho com Conjunto Típico RCA Victor
Disco Victor 34.325-B, matriz 80182-1
Gravado em 30 de julho de 1936 e lançado em junho de 1938














Agradecimento ao Arquivo Nirez

Fontes:
Arquivo Nirez
Foto do bicho caxinguelê: http://is.gd/tNF8gq
















Um comentário:

  1. Grande Marcelo, belo trabalho o seu! Faço parte do denominado efeito multiplicador. Durante a recente Oficina de Música de Curitiba, assisti um workshop sobre a história do forró e faltei à aula sobre as forrozeiras e, para não ficar "mal na fita", iniciei uma investigação na rede sobre o assunto. Como guardador de "mídias" de músicas (LPs, k-7, VHS, cd e dvd), não tive dificuldades em reunir áudio e informação sobre as cantoras e compositoras a partir de Carmélia Alves (a Rainha do Baião). Por isto mesmo, quero agradecer a você pela facilitação do meu trabalho sobre as musas do forró das primeiras décadas do século passado. Muita paz e saúde pra você e família. (a) Wagner Godinho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...