quarta-feira, 22 de julho de 2015

CHIQUINHA GONZAGA - SUA VOZ E SEU PIANO

Chiquinha Gonzaga aos 85 anos.
http://lounge.obviousmag.org/


O colecionador e pesquisador Gilberto Inácio Gonçalves encontrou uma preciosidade no lixo.

Frequentador de uma loja de discos em São Paulo, Gilberto teve a curiosidade de olhar uns objetos que estavam sendo descartados pela loja e encontrou o que muito provavelmente pode ser o único registro de voz e piano da compositora Chiquinha Gonzaga (1847 - 1935).

O acetato, que foi encontrado em péssimas condições, pertence ao selo Disco Popular, gravadora que o companheiro de Chiquinha, João Batista Gonzaga, manteve entre 1919 a 1923.

Ao que parece, o disco não foi lançado comercialmente.
Gilberto emprestou o disco ao Instituto Moreira Salles (IMS), que é o atual guardião do acervo da compositora, para que fosse feita a digitalização. 

O radialista Otacílio de Azevedo Neto, filho do pesquisador e jornalista  Nirez (Miguel Angelo de Azevedo) fez a remasterização dos áudios. Lembrando que Nirez é coautor (ao lado de Alcino Santos, Grácio Barbalho e Jairo Severiano) da Discografia publicada em 1982 pela Funarte e possuí uma das mais importantes coleções de discos de 78 rpm do país. Seu museu fica em Fortaleza (CE).

As músicas não havia sido catalogadas pela Discografia, sendo ainda inéditas.

O que também chama a atenção é o anúncio das músicas ser feito por uma mulher, que ao que parece é Chiquinha Gonzaga. O pesquisador Sandor Buys chama a atenção que somente a atriz e cantora Pepa Delgado havia se anunciado em discos.

O disco apresenta a assinatura de F. Gonzaga e a data 1922.

"O rótulo de número 4000 presente em ambas as faces do disco indica a música Plicéa ", nos informa o site do Instituto Moreira Salles; que completa: "Alexandre Dias, coordenador do site Ernesto Nazareth 150 anos e colaborador do IMS em outros projetos, identificou que a valsa anunciada como Saudade era conhecida como Cananéa. E contou com a ajuda de Douglas Passoni – responsável pela editoração das partituras de Chiquinha disponíveis no site Acervo Digital Chiquinha Gonzaga – para constatar que a habanera “Argentina” foi lançada como o tango Xi! e que ainda aparece num manuscrito como Sada".
A biógrafa de Chiquinha Gonzaga, Ediniha Diniz disse que o disco é "um grande achado".


Graças a pesquisadores sérios e generosos como Gilberto Inácio Gonçalves, juntamente com a colaboração do IMS, nossa memória fonográfica, em especial de Chiquinha Gonzaga, vai se preservando e sendo disponibilizada para a apreciação do público.


Para maiores informações: http://zip.net/bxrGxL




Autógrafo da compositora, na parte de cima da foto, 
entre o selo vermelho e o disco: Fca. Gonzaga.
http://ims.com.br/







SAUDADE




ARGENTINA

















3 comentários:

  1. Fantástico, um documento para a eternidade.

    ResponderExcluir
  2. É fantastico seu trabalho para a memória e historia do país, eu tenho um grande acervo e historia da Senhorita Consuelo, a primeira mulher a gravar um disco aqui no Brasil, Parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. Bom saber sobre seu acervo. Vamos trocar ideias sobre essas gravações.
      Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...