segunda-feira, 3 de julho de 2017

REVISTA CARIOCA HÁ 80 ANOS - 03 DE JULHO DE 1937



Há 80 anos saia o número 89 da revista Carioca, em 03 de julho de 1937.

A capa trazia a atriz, cantora e compositora HELOÍSA HELENA (1917-1999). Abaixo do retrato vinha, “Heloisa Helena é uma das mais talentosas e cultas artistas do nosso ‘broadcasting’. A graça de sua figura indicou-a, naturalmente, para uma nova atividade artística: o cinema. É ella a ‘estrella’ de ‘O samba da vida’, ora em produção na Cinédia”.

O Samba da Vida seria o filme estrelado por ela, dirigido por Luiz de Barros em 1937, onde ela interpretaria Helena. No filme, ela canta a música  de sua autoria, Numa Roda de Samba, onde mistura samba e blues.

Alguns dos comerciais da revista são o Creme Nívea (usado até hoje) e a Água de Colônia Orbleu, considerada a mais perfumada de todas.

CREME NÍVEA


ÁGUA DE COLÔNIA ORBLEU

Na seção Figuras de Cartaz, o jovem Orlando Silva era o enfocado, tendo uma caricatura sua feita por Augusto Rodrigues. Na época, o cantor, de apenas dois anos de carreira, já era bastante conhecido e festejado.

ORLANDO SILVA

O Álbum do Rádio Fan (sic) trazia o pôster da soprano Anna Maria Fiuza, mostrando que a revista também prestigiava o cenário lírico nacional.

ANNA MARIA FIUZA

Ainda tinha a foto da jovem cantora Diamantina Gomes, e seus feitos artísticos.

DIAMANTINA GOMES

Uma reportagem enfocava um grande evento do rádio. Uma parada de artistas em um grande concerto promovido pela Confederação Brasileira de Radiodifusão. Estiveram presentes, entre outros, o ventríloquo Batista Júnior (pai das cantoras Linda e Dircinha Batista), as sopranos Dolly Enor e Julita Peres da Fonseca, o grande Almirante cantando sambas, além do presidente da Confederação, dr. Nelson Dantas.

Podemos observar que o rádio tinha grande importância e prestígio nessa época.






Na contracapa, para o Álbum dos Fans (sic), vinha o pôster do ator BRUCE CABOT, da RKO-Rádio e Columbia.

BRUCE CABOT





Agradecimento ao Arquivo Nirez







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...