terça-feira, 30 de janeiro de 2024

VAIA AO SOL DE FORTALEZA EM 1942

Praça do Ferreira, 1936
Local da Vaia ao Sol
Foto de Peter Fuss.





Há 82 anos, o sol recebia uma tremenda vaia no centro de Fortaleza, na Praça do Ferreira. E foi uma legitima vaia cearense!
 
Confiram o motivo.


O dia 30 de janeiro de 1942 amanheceu nublado em Fortaleza, repleto de poças d´água decorrentes da chuva que caiu nos dois últimos dias. Depois de um período de seca, teríamos o terceiro dia consecutivo de chuvas para aplacar a estiagem. Teríamos... O sol, imponente, começou uma luta com as nuvens para poder brilhar sobre a cidade. A Praça do Ferreira era o "coração" da cidade (e ainda é a nossa mais famosa praça). Por ela, passavam e paravam todo o tipo de pessoa, de todas as classes sociais. Na época da Segunda Guerra Mundial, muitas pessoas iam até seus arredores conferir as últimas notícias do Front.

Naquele dia, "esgueirando-se pelas calçadas molhadas", um repórter do jornal O Povo notou grande número de pessoas que, juntas, observavam a luta do sol com as nuvens. O resultado, ele publicaria nesse mesmo jornal: “Olhando para o alto e apontando, começaram uma demonstração estrondosa, vaiando o astro vencido e apagado, naquele momento, num grito uníssono de várias bôcas. Mas afinal o velho Rei das alturas venceu, botando todo corpo vermelho para fora das nuvens e dispersando os vaiadores”.

Isso mesmo, o sol fora vaiado por inúmeras pessoas que, cientes de mais um dia de chuva, tiveram suas expectativas frustradas... Isso, feito pela mais legítima vaia cearense, no melhor estilo do Ceará Moleque!  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...