sábado, 8 de agosto de 2020

ADEUS À ATRIZ CHICA XAVIER



Faleceu na madrugada deste sábado, 08 de agosto, a atriz CHICA XAVIER, aos 88 anos.
 
A atriz estava internada em um hospital na Zona Oeste do Rio de Janeiro e foi vítima de um câncer de pulmão.
 
Francisca Xavier Queiroz de Jesus nasceu em Salvador (BA) em 22 de janeiro de 1932. Foi produtora teatral e uma das mais talentosas atrizes de nosso teatro cinema e televisão.
 
Aos 14 anos, ainda em Salvador, começou a trabalhar como encadernadora. Em 1953, já morando no Rio de Janeiro, estudou teatro com Paschoal Carlos Magno.
 
Em 25 de setembro de 1956, Chica Xavier estreava no Theatro Municipal do Rio de Janeiro na peça Orfeu da Conceição, ao lado de Léa Garcia, Haroldo Costa, Cyro Monteiro, Klementino Kelé e Dirce Paiva, entre outros. Interpretando o papel de Dama Negra, Chica Xavier simbolizava a Morte e declamava versos de Vinicius de Moraes ao som de atabaques.
 
Sua estreia no cinema aconteceu em 1962, no filme Assalto ao Trem Pagador, dirigido por Roberto Farias.
 
Na televisão, estreou em 1973, na novela Os Ossos do Barão, porém, há fontes que informam que ela participou de A Cabana do Pai Tomás, em 1969. Na TV Globo, Chica Xavier atuou em diversas novelas, como Dancin´ Days (1978), Tenda dos Milagres (1985), Sinhá Moça (1986), entre outras.
 
Em 1999, ela lançou o livro Chica Xavier canta sua prosa – Cantigas, louvações e rezas para os Orixás, prefaciado pelo amigo Miguel Falabella e ilustrado por sua filha, Izabela d´Oxóssi.
 
Casada com o ator Klementino Kelé, em 2006 ela comemoraria 50 anos de carreira e as Bodas de Ouro de seu casamento como Kelé.
 
Em 2013, Teresa Monteiro publicou a biografia de Chica Xavier, Chica Xavier: Mãe do Brasil.
 
 
Tive contato com o trabalho de Chica Xavier na exibição da novela Sinhá Moça, de 1986, onde ela interpretava Virgínia (Bá), a mãe de leite da protagonista, Sinhá Moça. Seu talento se sobressaía em cada cena exibida, onde ela expressava toda a dor da personagem (escrava que teve o filho vendido ainda bebê) e o amor à sua filha de criação. Chica Xavier dava um show de interpretação, em cenas memoráveis ao lado de Lucélia Santos, Gésio Amadeu, Cosme dos Santos, Rubens de Falco e Elaine Cristina.


Lucélia Santos e Chica Xavier
Sinhá Moça, 1986
http://globoesporte.globo.com/


Em Dancin´ Days, de 1978, ela vivia Marlene, empregada sem papas na língua de Alberico Santos (Mário Lago) e Ester Santos (Lourdes Mayer). Em uma cena memorável, ela limpa o chão cantarolando o fox Nada Além, no que é interrompida pelo patrão Alberico, que diz que aquela música era chata. Ela resmunga e continua cantando... O interessante é que Mário Lago, que interpretava Alberico, na verdade, era um dos autores de Nada Além, ao lado de Custódio Mesquita, e que Orlando Silva gravou em 1937, com sucesso.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...