quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

32 ANOS DE PESQUISAS MUSICAIS

 
LP REVIVENDO NOVIDADES DE 1930
Arquivo Marcelo Bonavides





32 ANOS DE PESQUISAS MUSICAIS



Há 32 anos, em 24 de dezembro de 1988, Véspera de Natal, eu dava início às minhas pesquisas musicais.



Essa data foi escolhida oficialmente como o início de tudo pois foi nesse dia que ganhei de meus pais o LP Revivendo Dalva de Oliveira com Roberto Inglez e Sua Orquestra. Esse disco marcou meu interesse em conhecer cada vez mais a história da música popular no Brasil e seus intérpretes. Ele trazia as gravações que Dalva de Oliveira fez na Odeon de Londres, por volta de 1952, sendo acompanhada por Roberto Inglez e Sua Orquestra.
 
Nasci em Fortaleza, em 25 de julho de 1975. Como várias crianças da década de 1970, ganhei e apreciei vários LPs voltados para o público infantil da época, como a Série Disquinho, As Melindrosas, A Patotinha, entre outros. Esses discos traziam canções de outrora, algumas marchinhas de antigos carnavais, que foram ficando guardadas em minha memória afetiva.
 
Cresci ouvindo música clássica, pois é uma das grandes paixões de meu pai, que admira muito Chopin, entre outros compositores clássicos. Mas também ele gostava e colocava para ouvirmos Gal Costa, Elis Regina, Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Elba Ramalho...., enfim, a nata da MPB do começo dos anos 1980. Com o tempo, fui descobrindo a música “Pop”, através de Cindy Lauper, Michael Jackson, Madona, que eu gostava e ouvia sempre. Porém, essa música internacional, embora me agradasse, não preenchia um certo “vazio musical” que existia em mim. Algo que eu procurava resolver, mas não sabia como.
 
Vez ou outra, eu assistia novelas de época. E em cada uma delas havia sempre um rádio capelinha antigo, de onde saia uma música também antiga, com um som abafado. Eu comecei a ficar encantado com aquele som e o estilo de cantar. Fui procurar onde achar esse tipo de música e, a princípio, encontrei o LP da novela Vida Nova, que trazia a gravação de Deusa da Minha Rua, na voz de Sílvio Caldas. Gostei daquele estilo e continuei em minhas buscas, era o ano de 1988, eu tinha 12 para 13 anos de idade.
 
Nos dias que antecederam a Véspera de Natal de 1988, eu comecei a procurar um LP como presente. Na loja Francinet Discos, no Shopping Center Um (o primeiro de Fortaleza), eu encontrei vários discos da série Revivendo, de Curitiba, do saudoso pesquisador Leon Barg. Dois discos me chamaram a atenção, um de Carmen Miranda e outro de Dalva de Oliveira. Eu já conhecia Carmen Miranda de algumas imagens na televisão ou em revistas; já tinha em minha mente aquela mulher bonita vestida de baiana, com frutas na cabeça. Mas, as músicas que eu atribuía à ela eram Mamãe eu Quero e Tico Tico no Fubá, e as músicas do LP eram do comecinho da década de 1930. Ao ouvir, estranhei um pouco. Por isso, optei pelo LP de Dalva de Oliveira.
 
A partir daquele Natal de 1988, decidi conhecer cada vez mais a música popular de outrora e seus intérpretes. O mais interessante é que, quanto mais eu voltava no tempo, mais gostava do estilo de canto, ritmo e intérpretes. Educando meu ouvido, corri e adquiri o LP de Carmen Miranda com seu repertório de 1930, como Triste Jandaya, e me apaixonei por esta intérprete e sua fase brasileira em nossa música popular. O "vazio musical" havia se dissipado completamente.
 
Com o tempo fui conhecendo outros cantores e cantoras por quem também me apaixonei e passei a admirar imensamente: Jesy Barbosa, Laura Suarez, Gastão Formenti, Yolanda Osório, Breno Ferreira, Albênzio Perrone, entre tantos outros.
 
Ao conhecer o Teatro de Revista brasileiro e suas intérpretes, fiquei fascinado com Aracy Côrtes, Zaíra Cavalcanti, Otília Amorim, Margarida Max... Aracy Côrtes, para mim, é a própria MPB em forma de mulher, uma cantora e atriz que interpretou tudo e todos em seus tempos áureos, que foram dos anos 20 aos anos 40.
 
Também fiquei muito impressionado e gostando muito do pessoal do início do século, tendo à frente a minha querida Pepa Delgado, a quem considero da família (depois de ter conhecido sua família de verdade). Como não admirar o talento desses grandes pioneiros? Bahiano, Júlia Martins, Senhorita Odette, Senhorita Consuelo, Mário Pinheiro, Risoletta, Nina Teixeira, Medina de Souza, Geraldo Magalhães, Eduardo das Neves (fabuloso!), entre muitos outros.
 
Com o tempo, passei a me interessar também em divulgar esses nomes e suas carreiras para que as pessoas pudessem lembrar ou conhecer seus importantes trabalhos. Nesse trajeto, tive a felicidade de conhecer, mesmo que rapidamente, Dercy Gonçalves; passar uma tarde com Olga Praguer Coelho; conversar ao telefone com Elisinha Coelho, Aurora Miranda, Dona Ilka (esposa de Almirante) e Braguinha.
 
Hoje, conto também com as redes sociais para ajudar em meu trabalho de pesquisa e divulgação. Desde o início contei com a valorosa ajuda de meus pais e também de amigos pesquisadores ou colecionadores, como Aldo Santiago, Rafael Cleóbulo, Célio Oliveira, Abel Cardoso Júnior, entre outros. Destaco o amigo Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, que desde o início da década de 1990, abriu seu Arquivo Nirez para minhas pesquisas e continua me ajudando e incentivando minhas pesquisas. Já passei, nessas três décadas, horas em seu Arquivo, pesquisando, escaneando, conversando com ele, ouvindo suas histórias e conselhos e me aprimorando cada vez mais como pesquisador e admirador de nossa cultura.
 
Com meu blog Arquivo Marcelo Bonavides (Estrelas que nunca se apagam) pude ir contribuindo diretamente e com mais intensidade para o resgate e divulgação do trabalho desses nomes maravilhosos de nosso passado. Essa paixão influenciou até minhas formações profissionais. Segui carreira de ator por causa do exemplo de tantos artistas admiráveis e fiz minhas monografias de Jornalismo e História voltadas para esse universo. Sempre enfocando Pepa Delgado e as cantoras-atrizes de sua época.
 
A todos vocês que fizeram e fazem parte desse universo de pesquisas e conhecimento histórico e cultural, meu muito obrigado!!
 
 
Para a data de hoje, trago o LP Revivendo Novidades de 1930, que marcou minha adolescência. O disco apresenta gravações Brunswick nas vozes de Gastão Formenti, Laura Suarez, Sylvio Caldas e Yolanda Osório. Os comentários são do saudoso pesquisador Abel Cardoso Júnior. Trago essas gravações para dividir com vocês. Os arquivos musicais não são os do LP, mas sim fonogramas gentilmente cedidos pelo Arquivo Nirez.





LP REVIVENDO NOVIDADES DE 1930
Arquivo Marcelo Bonavides


 
 
 
LADO A
  
GASTÃO FORMENTI
  

MEU SOFFRER
Modinha de Henrique Britto e Noel Rosa
Gravada por Gastão Formenti
Acompanhamento de Violões
Disco Brunswick 10.120-B, matriz 531
Lançado em dezembro de 1930


 
VIOLA TRISTE
Canção de Henrique Britto e Pedro Britto
Gravada por Gastão Formenti
Acompanhamento de Conjunto
Disco Brunswick 10.105-A, matriz 492
Lançado em outubro de 1930


 
NOITE DE ENCANTO
Valsa de Marcello Tupynambá
Gravada por Gastão Formenti
Acompanhamento da Orchestra Brunswick
Disco Brunswick 10.095-B, matriz 467
Lançado em setembro de 1930


 
SAUDADE GAÚCHA
Canção de Bomfiglio de Oliveira
Gravada por Gastão Formenti e Sylvio Caldas
Acompanhamento da Orchestra Brunswick
Disco Brunswick 10.126-B, matriz 559
Lançado em janeiro de 1931


 
 
LAURA SUAREZ
 

VIVER É ISSO
Canção de Henrique Vogeler e Laura Suarez
Gravada por Laura Suarez
Acompanhamento de Violão e Piano
Disco Brunswick 10.131-A, matriz 584
Lançado em janeiro de 1931


 
OS OLHOS DE VOCÊ
Canção de Henrique Vogeler e Laura Suarez
Gravada por Laura Suarez
Acompanhamento de Piano
Disco Brunswick 10.103-B, matriz 499
Lançado em outubro de 1930


 
VELHA CANÇÃO
Canção de Henrique Vogeler e Laura Suarez
Gravada por Laura Suarez
Acompanhamento de Piano
Disco Brunswick 10.103-A, matriz 500
Lançado em outubro de 1930

 
 
 
LADO B
 

SYLVIO CALDAS
 
RECORDAR É VIVER
Canção de José Barbosa da Silva (Sinhô)
Gravada por Sylvio Caldas
Acompanhamento de Henrique Vogeler ao Piano
Disco Brunswick 10.078-A, matriz 374
Lançado em agosto de 1930


 
AMOR DE POETA
Samba Canção de José Barbosa da Silva (Sinhô)
Gravado por Sylvio Caldas
Acompanhamento de Henrique Vogeler ao Piano
Disco Brunswick 10.078-B, matriz 375
Lançado em agosto de 1930


 
CUTUCA MAROCA
Marchinha de Demerval Guimarães e Lamartine Babo
Gravada por Sylvio Caldas
Acompanhamento da Orchestra Brunswick
Disco Brunswick 10.118-B, matriz 459
Lançado em dezembro de 1930

 
 
 
YOLANDA OSÓRIO
 
DESCONFIANDO
Samba de Altamiro Godinho
Gravado por Yolanda Osório
Acompanhamento da Orchestra Brunswick
Disco Brunswick 10.125-B, matriz 535
Lançado em janeiro de 1931


 
GAIVOTA DO AMOR
Samba de José Luiz de Moraes (Caninha)
Gravado por Yolanda Osório
Acompanhamento da Orchestra Brunswick
Disco Brunswick 10.125-A, matriz 540
Lançado em janeiro de 1931


 
EU QUERO CASAR
Marchinha de Lamartine Babo
Gravada por Yolanda Osório
Acompanhamento de Gente do Morro
Disco Brunswick 10.099-A, matriz 479    
Lançado em outubro de 1930      

 
 














Agradecimento ao Arquivo Nirez









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...