sábado, 5 de março de 2016

NAVIO PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS: 100 ANOS DO NAUFRÁGIO EM COSTAS BRASILEIRAS







Há exatos 100 anos, no dia 05 de março de 1916, naufragava o navio Príncipe de Astúrias.

Era domingo de Carnaval em 05 de março de 1916.

O navio Príncipe de Astúrias se dirigia ao porto de Santos (SP), tendo saído de Barcelona com destino a Buenos Aires.

Às 04 da manhã, vários passageiros ainda pulavam no salão ao som da orquestra, enquanto outros dormiam. Lá fora, o tempo estava ruim, chovendo muito. Quinze minutos depois, um raio fez com que o comandante visse o quanto estavam perto dos rochedos. O navio chocou-se contra a laje da Ponta de Pirabura, no litoral paulista. Os depoimentos dão conta que, em menos de cinco minutos, ele afundou. Era sua sexta e última viagem, O navio Príncipe de Astúrias podia levar até 1890 passageiros, divididos em primeira classe (150), segunda classe (120), segunda classe econômica (120) e 1500 alojamentos para imigrantes.

Naquela madrugada, sob o comando do capitão José Lotina, o navio levava 654 (os números variam de acordo com fontes) pessoas, dos quais 193 eram tripulantes. O número oficial de mortos foi de 477.

Porém, o mergulhador e pesquisador grego Jeannis MichailPlaton, 68 anos, afirma que erca de mil imigrantes ilegais (não registrados) viajavam no navio, fugidos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Portanto, eles não estariam entre o número oficial de mortos, o que poderia elevar bastante as estatísticas.

Segundo Jeannis “O navio se partiu em três partes e em pouco tempo ficou submerso. Os corpos se espalharam pelo litoral norte e quando encontrados, foram entrerrados nas praias. Cerca de 600 pessoas foram enterradas na praia de Serraria e 300 em Castelhanos”, afirmou.

Como vemos o número de mortos varia a cada fonte. Ainda segundo Jeannis, mais de 1500 pessoas faleceram no desastre naval. Esse seria o número de vítimas de outro naufrágio, ocorrido quatro anos antes, o Titanic. O que levou a imprensa a classificar o Principe de Astúrias como o Titanic brasileiro.

No dia seguinte, o navio francês Vega, que passava pelas proximidades, avistou os destroços e dois sobreviventes no mar. Assim, começava o resgate de 143 (número oficial) pessoas que ficaram à deriva.

O navio Patrício de Satrustegui encontrou e recolheu vários corpos.
Em terra, os moradores locais amparavam os sobreviventes, que ainda foram encontrados dois dias depois, perambulando pelas matas.

Lembro que por volta de 1997, assisti uma reportagem apresentada pela jornalista Marília Gabriela, no SBT, sobre esse naufrágio. Um dos moradores da região, que havia testemunhado os dias seguintes ao naufrágio, disse que uma das coisas que mais o marcou foi ver os corpos de um casal, jogado contra as pedras, e que ainda estavam de mão dadas.

 Segundo o site Naufrágio do Brasil: "Oficiais do navio relataram que na ponte de comando o Capitão José Lotina e seu primeiro oficial Imediato Antônio Salazar Llinas decidiram por fim a suas vidas, dando um tiro na cabeça; os corpos dos dois oficiais nunca foram encontrados".

O Príncipe de Astúrias Foi construído em 1913, na Escócia e era considerado de médio porte. Tinha 150 metros de comprimento, mais de 16 mil toneladas e era considerado o transatlântico mais luxuoso da Espanha. Era um navio de carga e de passageiros. Dessa forma, ele levava consigo 12 estátuas de bronze, que seriam levada ao monumento La Carta Magna y Las Cuatro Regiones Argentinas, do Parque Palermo, em Buenos Aires, um valor de quatro milhões de libras esterlinas e onze toneladas em ouro.  Dos destroços foi recuperada uma única estátua, atualmente exposta no Serviço de Documentação Geral da Marinha (SDGM), 1º Distrito Naval, Rio de Janeiro.


http://www.naufragiosdobrasil.com.br/


Segundo o site G1No Museu Náutico localizado no Parque da Usina Prefeito Geraldo Junqueira, no bairro Água Branca, encontram-se várias peças recuperadas do Príncipe de Astúrias, além de uma réplica do navio".


Hoje, haverá um evento organizado pela Prefeitura de Ilhabela e Marinha do Brasil, onde será lançada uma coroa de flores em homenagem às vitimas e a participação de um neto de um tripulante sobrevivente. A solenidade será realizada a bordo de um navio próximo ao local do naufrágio, Ponta da Pirabura e terá a parceria da Marina Igararecê, Yacht Club de Ilhabela, Sportmar Empório Náutico e Sociedade Amigos da Marinha (Soamar). Outras embarcações irão acompanhar o navio da Marinha na solenidade. 


















IMAGENS DO INTERIOR DO PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS
Acervo Pessoal de José Carlos Silvares 











































Fontes: http://www.atribuna.com.br/
http://sao-paulo.estadao.com.br/
http://g1.globo.com/
http://www.naufragiosdobrasil.com.br/
http://www.portalr3.com.br/









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...