domingo, 16 de junho de 2019

ADEUS A HAROLDO SERRA





Faleceu hoje, dia 16 de junho, o teatrólogo e ator HAROLDO SERRA, um dos maiores representantes do Teatro Cearense.

Em maio, último, Haroldo Serra passou por uma cirurgia e reagiu bem, porém, no dia seguinte, teve uma parada cardíaca. Ele faleceu por volta de cinco horas da manhã deste domingo (16).

Nascido em Tamboril, região Norte do Ceará, em 03 de dezembro de 1934, Haroldo Serra teve seus primeiros contatos com o teatro na infância, através de seu tio, Franklin Serra, que também o incentivou a seguir carreira artística.

Em Fortaleza, aos 16 anos, Haroldo Serra trabalhou como radialista na Rádio Iracema, também passando pela Rádio Verdes Mares e Dragão do Mar. No Rádio, teve contato com a rádio dramaturgia, indo em seguida para o teatro. Na década de 1950, ao lado de B. de Paiva, Marcus Miranda e Hugo Bianchi, criou o Teatro Experimental da Arte.

Porém, sua grande contribuição ao Teatro Cearense viria com a criação da Comédia Cearense, quando ele passou a se dedicar com exclusividade ao teatro, ao lado de sua esposa, a também atriz e figurinista Hiramisa Serra, e do filho Hiroldo Serra.

Entre seus prêmios conquistados, figuram o de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Cenógrafo, fora outros troféus. Em 2002, foi contemplado com o Troféu Sereia de Ouro, ofertado pelo Grupo Verdes Mares de Comunicação.

Entre os grandes espetáculos montados pela Comédia Cearense, destacamos A Valsa Proibida e O Morro do Outro, entre tanta outros títulos que ficaram na memória do teatro no Ceará.

Haroldo Serra estava com 84 anos e tinha 67 anos de carreira, sendo aplaudido nos palcos nacionais e internacionais. Deixa um grande exemplo de amor e dedicação ao Teatro, fora a Casa da Comédia Cearense, espaço que preserva e divulga a trajetória da companhia, além de ofertar cursos.

Salve o Grande Mestre!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...