quinta-feira, 27 de maio de 2021

ADEUS A NELSON SARGENTO

 
NELSON SARGENTO
https://www.jornalcruzeiro.com.br/





O sambista e compositor NELSON SARGENTO faleceu nesta quinta-feira (27/05) aos 96 anos de idade.

 
Nelson Sargento foi internado no Instituto Nacional do Câncer (Inca) com Covid-19. Há alguns anos, ele teve um câncer de próstata. Em 26 de fevereiro de 2021, ele recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19, em sua casa. Em um ato simbólico, ele havia recebido a primeira dose em 31 de janeiro de 2021, marcando o início da imunização de idosos.
 
Nelson Sargento era presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira, sendo também cantor, ator, escritor, pesquisador da música popular brasileira e artista plástico.
 
 
Nascido Nelson Mattos, em 25 de julho de 1924, no Rio de Janeiro, seria como Nelson Sargento que ele entraria para a história do samba. O apelido veio por causa de uma breve passagem pelo Exército.
 
Em 1955, ao lado de seu padrasto, Alfredo Português, compôs o samba-enredo Primavera, conhecido como As Quatro Estações.
 
NA década de 1960, fez parte do grupo A Voz do Morro, ao lado de Paulinho da Viola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Jair Cavaquinho, José Cruz e Anescarzinho.
 
Em 1965, tomou parte no antológico espetáculo Rosa de Ouro, produzido por Hermínio Bello de Carvalho, onde a estrela do Teatro de Revista Aracy Côrtes fazia sua volta aos palcos Clementina de Jesus estreava já como grande artista. Nelson Sargento estava também ao lado de Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Jair Cavaquinho e Anescarzinho. Rosa de Ouro teria uma segunda versão, em 1967.
 
Paulinho da Viola foi um de seus primeiros e principais intérpretes, gravando Minha Vez de Sorrir (1971) e Falso Moralista (1972), entre outras.
 
Um grande sucesso em sua carreira aconteceu com Agoniza Mas Não Morre, que Beth Carvalho gravou em 1978 no LP De Pé no Chão.




 
Gravou seu disco solo em 1979, aos 55 anos, Sonho de Sambista.
 

Ainda atuaria no cinema, sendo dirigido por nomes como Cacá Diegues e Walter Salles.



NELSON SARGENTO
https://vejario.abril.com.br/















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...