terça-feira, 29 de agosto de 2023

ADEUS À CANTORA LANA BITTENCOURT


LANA BITTENCOURT
https://lemeriodejaneiro.blogspot.com/



Faleceu dia 28 de agosto, aos 91 anos, a cantora LANA BITTENCOURT.
 
Nascida Irlan Figueiredo Passos, no Rio de Janeiro, em 05 de fevereiro de 1932, Lana Bittencourt brilharia como uma de nossas maiores cantoras a partir da década de 1950.

Estudou canto com sua avó, que era cantora lírica, e teatro com Renato Vianna e Olavo de Barros.
 
Em 1953, passou a cantar profissionalmente, recebendo nesse mesmo ano um prêmio de revelação da Rádio e TV Tupi. Ainda atuaria na Rádio Mayrink Veiga e apresentaria um programa de televisão na TV Paulistana (SP), em 1954.
 
Gravou seu primeiro disco em 30 de março de 1954 pela Todamérica, com os sambas: Samba da Noite, de Luís Fernand e Wilton Franco e Emoção, de Emanoel Gitahy e Wilson Preiera. O disco foi lançado em maio de 1954.
 
Gravou também pela Columbia e, com a chegada do Rock´ and Roll em nosso país, Lana Bittencourt gravaria algumas músicas nesse estilo, como Little Darling (1956), de M. Williams, com muito sucesso.


Little Darling (1956)

 
Ainda em 1956, gravou o sucesso Se Todos Fossem Iguais a Você, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, vendendo muitos discos.
 
Uma de suas belas interpretações é a gravação de Hymne à L'amour (Hino ao Amor), de Marguerite Monnot e Edith Piaf.
 
O sucesso de Lilltle Darling fez com que o produtor Nat Shapiro viesse ao Brasil e a convidasse para se apresentar no programa Ed Sullivan Show, um dos sucessos da TV nos EUA, em 1958. Ela cantou à capela, pois os músicos que iriam acompanhá-la não apareceram. Ao lado de Leny Eversong e dos Índios Tabajara, Lana Bittencourt foi uma das poucas brasileiras que se apresentou no célebre programa.
 

No cinema, atuou em Maluco por Mulher (1957), ao lado de Mazzaropi. Ainda atuaria em Chofer de Praça (1958), Jeca Tatu (1960), Esse Rio que eu amo (1962), entre outros.



Jeca Tatu (1960)

Lana Bittencourt canta Ave Maria







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...