sábado, 2 de janeiro de 2010

Elisa Coelho - 100 Anos!

Elisa Coelho


A “Criadora de um cantar todo seu”, segundo Orestes Barbosa, foi um dos jovens talentos que surgiram no ano de 1930, como Yolanda Osório, Laura Suarez, Ita Cayubi e Sylvio Caldas.

Elisinha, como era carinhosamente chamada, nasceu em Urugaiana, no Rio Grande do Sul, em 01 de março de 1909 e era filha de militar. Começou a gravar em 1930 e, nesse mesmo ano, excurcionou pelo Nordeste ao lado do compositor Hekel Tavares, interpretando suas composições.

Eu começei a falar com Elisinha, por telefone, por volta de 1998, e, até 2001, mantivemos um gratificante contato. Ela me contava as histórias do tempo em que era cantora e lembrava personalidades que havia conhecido e que eu era admirador. Várias vezes me emocionei, chegando às lágrimas, quando ela, mesmo aos 91 anos, cantava especialmente para mim. Eu escolhia o repertório e D. Elisinha (como eu a chamava) ia cantando: No Rancho Fundo, Praga, O que foi que eu fiz?...

Ela foi a primeira pessoa a gravar No Rancho Fundo, em 1931. Ary Barroso, que era muito seu amigo, foi até sua casa exigir que ela fizesse a gravação, segundo o pesquisador Abel Cardoso Junior.

Ela era muito atenciosa e cativante.

Perdemos contato em meados de 2001. Em agosto, soube que ela havia falecido nesse mesmo mes.





Ouça Elisa Coelho:

Yayazinha - Samba de Plínio Brito. Elisinha Coelho gravou na Victor em 1930, sendo acompanhada por Rogério Guimarães e Jacy Pereira, nos violões.




Ciúme de Cabôca
- Toada de Josué de Barros. Elisa Coelho gravou em 1930 na Victor, sendo acompanhada por Rogério Guimarães e Jacy Pereira, nos violões.




No Rancho Fundo

- Samba-Canção de Ary Barroso e Lamartine Babo. Elisa gravou em 1931 na Victor, sendo acompanhada por piano e violões.





Agradecimento ao Arquivo Nirez.






3 comentários:

  1. Muito emocionante a tua descrição ao mencionares a tua amizade com a Dona Elisa! A modo de cantar dela é realmente singular! Fizeram(você e Dona Elisa) um ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Ontem, data do aniversário do grande Ary Barroso, enviei ao youtube vídeo contendo Elisinha Coelho cantando NO RANCHO FUNDO.
    Agradeço pela atenção.
    Link:
    http://youtu.be/2d02Q9K7jFk

    lucianohortencio

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marcelo, porque será que em todos locais na internet onde há dados biográficos da Elisa Coelho não se menciona nada sobre a interrupção da carreira, que além de importante poderia ter sido bem longa, dado a longevidade de que a ex-cantora desfrutou. Mesmo vc, que manteve contato com ela, não registrou nada sobre isto...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...