domingo, 21 de dezembro de 2014

CINE SÃO LUIZ, REINAUGURAÇÃO






Já está tudo pronto e amanhã, dia 22/12 será o grande dia.

Estou falando da reinauguração do Cine São Luiz, um dos mais belos cinemas do Brasil e o maior cinema da cidade de Fortaleza (CE), com capacidade atual para 1.100 pessoas. 

Com a reforma, o local passará a funcionar como um cine-teatro.

O evento de reinauguração acontecerá segunda, dia 22/12, às 19h.

Na programação, cantores líricos interpretarão canções de natal e ainda haverá a apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho interpretando peças Alberto Nepomuceno.

E, mantendo a aura de glamour que envolve o cinema, em seguida será exibido o mesmo filme de sua inauguração, ocorrida em 26 de março de 1958, Anastácia, a Princesa Esquecida, estrelado por Infrid Bergman, Yul Brynner e Helen Hayes.

Os ingressos para a reinauguração podem ser adquiridos gratuitamente a partir das 9h da manha dessa segunda-feira, dia 22/12, na bilheteria do próprio Cine São Luiz, que fica na Praça do Ferreira. Será entregue um ingresso por pessoa.


A História

A construção do Cine São Luiz se iniciou em 1939, sob projeto de Humberto Justa Menescal, no local onde antes ficava o Cine Polytheama. Devido a Segunda Guerra Mundial, a construção do Edifício São Luiz, que abrigaria o cinema em seu térreo, foi interrompida e só voltaria a ser retomada em 1952.

Finalmente, no dia 26 de março de 1958, Fortaleza ganhava a mais bela casa de espetáculos cinematográficos do Brasil, segundo a imprensa da época.

Com um hall, cujas escadarias são revestidas por mármore de Carrara, três grandes lustres de cristais importados da antiga Tchecoslováquia, o Cine São Luiz marcou gerações e permaneceu no imaginário popular. Muitos ainda lembras do tempo em que, para se entrar no cinema, os homens deveram usar paletó. 



http://www.fortalezanobre.com.br/



www.fortalezaemfotos.com.br/



http://www.fortalezanobre.com.br/


Seu proprietário era o cearense Luiz Severiano Ribeiro, que tinha a maior cadeia de cinemas existente no País.

Confira o noticiário feito pela Cinematográfica São Luiz da inauguração do Cine São Luiz em 1958.







O Filme


Poster de Anastasia
http://www.chantrellposter.com/


Anastácia, a Princesa Esquecida (Anastasia, 1956) foi o filme de estréia oficial do Cine São Luiz, no dia 26 de março de 1958. Dirigido pelo ucraniano Anatole Litvak, era estrelado por Ingrid Bergman, em sua volta triunfal à Hollywood, e ainda Yui Brynner e a veterana Helen Hayes. O filme conta a história de uma possível sobrevivente da família Romanov, do czar Nicolau II da Rússia, assassinada em 1917.
Dois dias antes, em uma sessão para a imprensa, foi exibido o filme Suplício de uma Saudade, com Jennifer Jones e William Holden. 


Ingrid Bergman e Helen Hayes.
http://www.doctormacro.com/



Os outros filmes da programação inaugural eram O Príncipe Encantado, com Marilyn Monroe e  Laurence Olivier; Meus Dois Carinhos, com Frank Sinatra, Rita Hayworth e Kim Novak; Juventude Transviada, com James Dean, e Trapézio, com Gina Lollobrigida e Burt Lancaster.



http://www.fortalezanobre.com.br/



A reinauguração

As obras restauração e recuperação foram iniciadas em dezembro de 2013. 
Com a reforma, veio melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, climatização, piso, revestimentos e novos assentos, que continuam na tradicional cor vermelha, além de equipamentos de projeção. Segundo o site do Governo do Ceará, "o investimento de R$ 15.287.832,21 feito pelo Governo do Estado, através da Secult, possibilitará que o equipamento histórico-cultural seja devolvido à sociedade como um dos mais modernos da atualidade".

A memória e características arquitetônicas originais  do Cine São Luiz, em suas qualidades estéticas e históricas, foram mantidas. Na adaptação, agora como cine-teatro, devido às normas técnicas e de acessibilidade, sua capacidade original de 1.500 lugares foi reduzida para 1.100. No piso superior do cinema ficam 300 lugares.

O cinema foi tombado pelo Governo do Estado em 1991.


O site ainda informa que "além da abertura de um amplo palco, com capacidade para grandes espetáculos, também foram feitos reparos em outros espaços, como camarins, o fosso para receber músicos de orquestra".


A Secult (Secretaria de Cultura) entregou o equipamento pronto , tendo a finalização da restauração do espaço sido "um trabalho em conjunto realizado pela equipe de restauro, coordenada pelo restaurador José Luiz Motta, sob a supervisão de profissionais como o engenheiro Paulo Renato, da Secult, o arquiteto Robledo Duarte, do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), do Governo do Estado, e o engenheiro José Cardoso, da Construtora Granito, responsável pela execução da obra".



Dessa forma, Fortaleza recebe um de suas mais queridas referências histórias, uma joia que fez e fará ainda parte de várias gerações, o Cine São Luiz



http://revistaresultcomunicacao.blogspot.com.br/



http://www.ceararentacar.com.br/




Prédio do Cine São Luiz, vendo-se à esquerda a Coluna da Hora,
na Praça do Ferreira.
Fortaleza (CE).
Foto de Francisco Edson Mendonça.
http://www.panoramio.com/







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...