quinta-feira, 12 de maio de 2016

RUTH DE SOUZA - 95 ANOS

Ruth de Souza
www.assistebrasil.com.br


Hoje, a grande atriz RUTH DE SOUZA completa 95 anos de vida.
Ruth Pinto de Souza nasceu no Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921.
Viveu com a família em uma fazenda em Porto Marinho, interior de Minas Gerais, até os 09 anos. Com a morte de seu pai, ela e a mãe voltam ao Rio de Janeiro, morando em uma vila de lavadeiras e jardineiras, no bairro de Copacabana.

Ainda menina interessou-se por teatro, quando assistia récitas no Municipal. Através da Revista Rio, tomou conhecimento do grupo de atores liderados por Abdias do Nascimento, o Teatro Experimental do Negro. Uniu-se ao grupo e fez sua estreia em O imperador Jones, de Eugene O´Neill, em 08 de maio de 1945, no palco do Municipal.

Por indicação de Paschoal Carlos Magno, recebeu bolsa de estudo da Fundação Rockefeller e passou um ano nos Estados Unidos: na Universidade Harvard, em Washington, e na Academia Nacional do Teatro Americano, em Nova York.

Em 1948, indicada por Jorge Amado, estreia no cinema em Terra Violenta, adaptação do romance Terras do sem fim, de Jorge.
Com direção do norte-americano Edmond Bernoudy, o filme ainda trazia no elenco Anselmo Duarte, Maria Fernanda, Heloisa Helena e Ziembinski. A partir de então, sua carreira prosseguiu focada no cinema.

Participou de diversas produções de empresas como Atlântida, Maristela Filmes e Vera Cruz.
Na Atlântida, rodou Falta Alguém no Manicômio (1848) e Também Somos Irmãos (1959), ambos de José Carlos Burle, e A Sombra da Outra (1950), de Watson Macedo.
Foi contratada para o elenco fixo da Vera Cruz, atuando em Ângela (1951), Terra é Sempre Terra (1952) e Sinhá Moça (1953), todos dirigidos por Tom Payne, e Candinho (1954), de Abílio Pereira de Almeida, estrelado por Mazzaropi.
Por seu desempenho em Sinhá Moça, tornou-se a primeira atriz brasileira indicada para o prêmio internacional Leão de Ouro, no Festival de Veneza de 1954, disputado com estrelas como Katherine Hepburn, Michele Morgan e Lili Palmer, para quem perdeu por dois pontos. Em 1958 firlmou Ravina, com Rubem Biáfora, um marco no cinema brasileiro.

Em 1959 viveu um momento especial no palco, quando protagonizou Oração para uma Negra, de William Faulkner, com Nydia Licia e Sérgio Cardoso, no Teatro Bela Vista, em São Paulo. Com Roberto Farias apareceu em Assalto ao Trem Pagador, em 1962, ao lado de Eliézer Gomes, Luíza Maranhão e Reginaldo Farias.

Ruth de Souza atuou em radionovelas, trabalhou em teleteatros da Tupi e Record. Em 1969 integrou o elenco da TV Globo, tornando-se a primeira atriz negra a protagonizar uma novela: A Cabana do Pai Tomás, na qual dividiu o estrelato com Sérgio Cardoso.
Por mais de 30 anos participou intensamente da teledramaturgia da emissora.
Em 1986, brilhou ao lado de Grande Otelo na novela Sinhá Moça.
No cinema ainda atuou em A Grande Arte (1991), de Walter Salles e Um Copo de Cólera (1999), de Aluísio Abranches.
Um de seus últimos filmes foi As Filhas do Vento (2004), de Zito Araújo.



filmow.com




Na telenovela Verão Vermelho, 1970 
memoriaglobo.globo.com




astrosemrevista.blogspot.com

















Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...