quarta-feira, 31 de março de 2021

ARACY CÔRTES - 117 ANOS

 

ARACY CÔRTES





ARACY CÔRTES foi uma das mais importantes artistas brasileiras em todos os tempos. Destacou-se como atriz-cantora do Teatro de Revista, sendo uma eximia sambista, lançando nos palcos clássicos de nosso cancioneiro e compositores que fariam, como ela, uma bela história nas páginas de nossa música popular. 


Nascida em 31 de março de 1904, no Rio de Janeiro, há 117 anos, Zilda de Carvalho Espíndola viveria por 80 anos, falecendo em 08 de janeiro de 1984. 

Como Aracy Côrtes foi uma de nossas mais talentosas cantoras, com uma belíssima e poderosa voz. Ela iniciou sua carreira profissional aos 17 anos, no último dia do ano de 1921, no Teatro de Revista. Ao longo da década de 1920, firmou sua carreira, participando de mudanças históricas no cenário artístico brasileiro. Isso a faria ser vista, ainda jovem, como uma experiente veterana. 

Nos palcos, Aracy Côrtes lançou centenas de músicas, muitas delas sucessos entre o público e, várias outras se tornariam clássicos. Seu primeiro disco foi gravado em 1925, ainda no processo mecânico, trazendo a canção A Casinha, de Pedro de Sá Pereira e Luiz Peixoto, e Petropolitana, de Adalberto de Carvalho. Gravaria também Serenata de Toselli, de E. Toselli, porém, esse disco permanece (ainda) desaparecido. Em 1928 e 1929, no processo de gravação elétrico, Aracy Côrtes estreou já emplacando sucessos que entrariam para a história da MPB: Jura, samba de Sinhô e Yayá (Linda Flôr Ai Yoyô), samba canção de Henrique Vogeler, Marques Porto e Luiz Peixoto. Também gravaria Chora Violão, canção sertaneja de Josué de Barros e Baianinha, samba de De Chocolat e Oscar Mota. 

Muitas dessas músicas foram lançadas nos palcos por Aracy Côrtes, mesmo que ela não tenha gravado a maioria. Um de seus grandes êxitos, que a acompanharia por toda a carreira, foi o samba de Sinhô (José Barbosa da Silva) Jura!..., que ela lançou na revista Microlândia em 1928, gravando nesse mesmo ano em disco Parlophon. 

Em homenagem aos 117 anos de Aracy Côrtes, em breve, trarei a história de um de seus grandes sucessos.



Aracy Côrtes canta Produto Nacional, 1929






Aracy Côrtes canta Tenho Vontade, 1933













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...