domingo, 9 de março de 2014

Lançamento do livro: ARTISTAS NEGROS DA MÚSICA POPULAR E DO RÁDIO, de Thais Matarazzo Cantero, 2014




Artistas negros da MPB e rádio ganham destaque em livro

           
            Em seu novo livro, Thais Matarazzo resgata as memórias dos cantores negros da música popular, do carnaval de rua e do rádio, esquecidos na poeira do tempo.
            Enriquece, com esta obra, a memória da música popular brasileira. A autora, com um toque de leveza e originalidade no seu texto, traz a luz interessantes momentos das trajetórias artísticas de Henricão, Vassourinha, Risadinha e Chocolate. Todos nascidos em São Paulo e que ganharam o Brasil através das ondas mágicas do rádio.
            O livro também contempla as figuras pioneiras do carnaval e do samba da Pauliceia: Dionízio Barbosa, Dª. Sinhá, Argentino Celso Wanderley e Elpídio de Faria. Todos membros de pequenas associações carnavalescas surgidas entre as décadas de 1910 a 1930. Com destaque para o Grupo Carnavalesco Barra Funda, mais conhecido como “Camisa Verde”, que completa seu centenário em 2014.
            São, sem qualquer discussão, figuras das mais impressionantes da música popular brasileira em todos os tempos. São personalidades, como outros tantos que, com sacrifício e heroísmo, lutaram por incrementar a nossa exaltada canção popular.
            Esses cantores/compositores deixaram significativo acervo a ser resgatado, que necessita de valorização e preservação, para que a memória possa ter papel importante de destaque na literatura e outros estudos, para informação e conhecimento das futuras gerações.
 O livro tem edição da "Arte e Expressão", com 304 páginas, ilustrado, papel off-set 90gr/m², preço de capa sugerido R$ 30,00.

           
Sobre a autora
            Nasceu na capital paulista. Jornalista, escritora, palestrante e pesquisadora cultural. Colunista do Jornal Movimento e Mundo Lusíada Online. Integra a equipe do programa Solo Tango, da Rádio Trianon 740 AM/SP, comandado por Walter Manna. Trabalha no Departamento Cultural do Clube Português de S. Paulo. Desenvolve extensas pesquisas sobre a história do rádio e da música popular brasileira. É autora dos livros Irene Coelho, uma brasileira de coração português (2011), A Música Popular no Rádio Paulista, 1928- 1960 (2013), A Dinastia do Rádio (2013) - parceria com Valdir Comegno, Fado no Brasil: Artistas & Memórias (2013) - lançado em Portugal, e Artistas Negros da Música Popular e do Rádio (2014).

Contatos



Serviço
Lançamento “Artistas Negros da Música Popular e do Rádio”
Data: 15 de março de 2014
Horário: 15h30 às 18h30
Local: Casa de Portugal (São Paulo, SP)
           Av. da Liberdade, 602 - Salão Nobre - 1º andar
           Tel: 3663-5953

           Próximo às estações Liberdade e São Joaquim do metrô











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...