sábado, 21 de julho de 2012

SALOMÉ PARÍSIO - O Rouxinol do Norte

É com imenso prazer que divulgo o lançamento do livro Salomé Parísio – O Rouxinol do Norte, da autoria de Thais Matarazzo, Diego Nunes e Fábio Siqueira.



O evento acontecerá no próximo dia 23 de julho, no Bar do Nelson – Rede Biroska, das 20 às 22 horas; Rua Canuto do Val, 83, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. 

O lançamento contará com a presença da própria biografada, Salomé Parísio, que esse ano completou 91 anos de vida e 73 anos de carreira. 



Salomé Parísio, 1950.

Nascida em Bonito-PE, em 03 de junho de 1921, iniciou sua carreira na Rádio Clube de Pernambuco. De família humilde, desde cedo batalhou por seu espaço. Logo, os ouvintes da Rádio Clube, enlevados por sua bela voz, a elegeram como a melhor cantora da cidade. Foi do maestro e compositor Nelson Ferreira e do locutor Abílio de Castro que ela recebeu o título de O Rouxinol do Norte. Era a época da Segunda Guerra Mundial e Salomé cantou para os soldados americanos que tinham bases fixadas no Brasil. 

Ao se apresentar em Salvador foi descoberta por Chianca de Garcia, o famoso empresário teatral. Ele a levou para o Rio de Janeiro, onde estreou em 1947 no teatro de revista, com a peça Um Milhão de Mulheres, ao lado dos atores Colé e Celeste Aída. Já estreou como cantora e vedete. Em seguida, veio O Rei do Samba e Eu Quero me Badalar, entre outras revistas, recebendo o título de A mulher com as mais belas pernas

A mulher com as mais belas pernas!
(Belle Époque, Cana 5. Programa Vicente Cesso).

Seu sucesso ultrapassou os limites do Brasil. Em 1952, em Portugal, foi a estrela da revista Saias Curtas, no Cassino do Estoril. Em 1955, fez sucesso na Argentina.

Anos depois, recebeu o convite de Carlos Machado para substituir Carmen Miranda (que havia falecido em 1955) nos Estados Unidos. Ela partiu em 1960 ao lado de Nelson Gonçalves, do Conjunto Farroupilha, entre outros artistas. Foi a estrela do espetáculo Extravaganza Brasileira, na Rádio City Music Hall, em Nova York. Porém, devido a um acidente sofrido por sua mãe, D. Josefa, ela abandonou o projeto e voltou ao Brasil. 

TV Paulista, 1958.


Porto Alegre 1958. Salomé Parísio à esquerda, acompanhada de amigos,
entre eles, Angela Maria e Lupicínio Rodrigues.

Novamente no Brasil, passou a trabalhar com mais freqüência em São Paulo, onde já havia fixado residência. Atuou nas rádios Cultura, Tupi, Bandeirantes, Record e Nacional.
Na televisão trabalhou nos canais Paulista, Tupi, Cultura e Excelsior.

Também dedicou-se ao drama, em peças como O Comprador de Fazenda, ao lado de Dulcina de Moraes, e também atuou nas primeiras adaptações de espetáculos da Broadway feitas no Brasil, como O Violinista no Telhado e Aí vem o Dilúvio.

Em 1971.

Em 1980, convidada pelo diretor Antunes Filho, integrou o elenco da histórica ontagem de Macunaíma, excursionando por 12 países.

Tudo Blue no Mercosul, 1988.

Seu último trabalho em teatro foi no espetáculo Sonhos de Vedete, de 2003, no Teatro Itália, em São Paulo.

Atualmente, Salomé Parísio continua a se apresentar em shows realizados em restaurantes e em casas de espetáculos. Há mais de 60 anos é moradora do bairro de Santa Cecília, em São Paulo.


Salomé Parísio e a empresária Lilian Gonçalves,
filha do cantor Nelson Gonçalves. 2012.




Os autores

Thais Matarazzo é paulistana, jornalista, escritora e pesquisadora musical. Tem publicadas algumas monografias sobre cantoras do Rádio brasileiro. 
É autora do livro Irene Coelho, uma brasileira de coração português, é também, produtora do podcast Cardápio Cultural (www.cardapiocultural.podbean.com/). É colunista do jornal Mundo Lusíada (SP). 
Na biografia de Salomé Parísio ficou responsável pelas partes de levantamentos de dados em torno da família da artista, suas atuações em Rádio, boates e shows. Contato: thmatarazzo@gmail.com

Diego Nunes é radialista e já desenvolveu pesquisas sobre artistas brasileiros em Hollywood e adaptações de histórias em quadrinhos para o cinema. Colaborou com a biografia da atriz Lola Savi, publicada na Itália. Trabalha atualmente nos Centros de Documentação das emissoras Record e ESPN de televisão. Nesta obra, Diego encarregou-se de traçar caminho que Salomé trilhou pelo Teatro de Revistas e em outros gêneros teatrais. Contato: diegofnunes@yahoo.com.br

Fábio Siqueira é advogado, cientista social e pesquisador da história da televisão brasileira. 
Foi conferencista da XIV CELACOM em 2010 e colaborou no conteúdo de livros editados pelo projeto Memória Globo e pela Imprensa Oficial. É Diretor Social do Museu da TV (PRO-TV). Neste livro ficou a seu cargo registrar as atuações de Salomé Parísio na televisão. Contato fabio78@aasp.or.br

Em pé: Thais Matarazzo, Sirlei Jaldim, Fábio Siqueira.
Sentados: Diego Nunes, Salomé Parísio e Osvaldinho da Cuíca.
São Paulo, 2012.




LANÇAMENTO:
23 DE JULHO DE 2012, DAS 20H ÀS 22H
BAR DO NELSON
RUA CANUTO DO VAL, 83 – SANTA CECÍLIA – SÃO PAULO - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...