sábado, 8 de setembro de 2012

BELLE ÉPOQUE



A Belle Époque foi um período cultural que começou no final do século XIX e terminou com o início da I Guerra Mundial, em 1914.
Originada na Europa, algumas pessoas citam o ano de 1871 (fim da guerra Franco-Prussiana) como o início dessa era; outros assinalam aina como o começo da década de 1880 e, até, o ano de 1890.
No Brasil, ela aconteceu no final da década de 1880 e início dos anos 1890, precisamente em 1889 com o surgimento da República, e durou até 1922, quando a Semana de Arte Moderna se fez ver e ouvir; mas, há quem diga que ela ainda se estenderia até o final dos anos 20.

Essa Época da Beleza seria marcada por avanços tecnológicos surpreendentes, estilos artísticos que empolgariam o mundo, a cultura fervilharia ao máximo, a moda destacaria estilistas e realçaria ainda mais a beleza feminina e um brasileiro realizaria o sonho do ser humano de voar.

Belle Époque para uma grande parte do mundo, mas, nem tanto para os retirantes de Canudos ou as pessoas que se amontoavam nos cortiços, precursores das favelas.

No Rio de Janeiro, finalmente, seria possível ouvir suas modinhas e lundus preferidos sem precisar ir ao teatro, aos coretos ou cafés-cantantes, pois, já estavam sendo gravados os cilindros com artistas nacionais e, logo, esses mesmos cantores iriam gravar as chapas para gramophones (os discos 76 ou 78 rpm).

As mulheres iam cada vez mais conquistando seus espaços, embora a sociedade patriarcal, machista e preconceituosa ainda fosse muito forte. Mas, isso não impedia de que as atrizes alcançassem prestígio profissional, passassem a empresariar suas Companhias; as compositoras iam aparecendo, como branca Bilhar, e dando continuidade a seus talentos, como Francisca Gonzaga; na literatura, já se sobressaia Júlia Lopes de Almeida e, acreditem, uma futura primeira dama (filha de barões), seria a primeira caricaturista mulher de nosso país.


Pretendo mostrar um pouco de cada setor, dar algumas pinceladas sobre o que acontecia na Europa e no Brasil.

Abraço a todos!










Foto: Blog Moda e Subcultura http://is.gd/JRCk8y

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...