sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Independência do Brasil, 190 anos!



Hoje, comemoramos os 190 anos de Independência do Brasil.
A figura que quero lembrar e homenagear é da primeira mulher a governar nosso País, Maria Leopoldina de Áustria.

Em 05 de novembro de 1817, ela chegou ao Brasil já esposa (por procuração) de D. Pedro I.
Em 13 de agosto de 1822, Leopoldina recebeu de seu marido o poder, sendo nomeada chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil, com poderes legais para governar o Brasil durante dua ausência, partindo para São Paulo para apaziguar os ânimos, pois temia-se que uma revolta separasse a Província de São Paulo do resto do Brasil.

Sabendo que Portugal estava preparando ações contra o Brasil ( que essa época era Reino Unido com Portugal, mas, temia-se que voltasse a ser colônia), D. Leopoldina usou seus atributos de chefe interina do governo e, aconselhada por José Bonifácio ( Ministro das Relações Exteriores), reuniu-se na manhã de 02 de setembro de 1822, com o Conselho de Estado, e assinou o decreto da Independência, declarando o Brasil  separado de Portugal. Enviando uma carta ao marido, juntamente com uma de José Bonifácio, ela exige que D. Pedro proclame a Independência do Brasil, advertindo-o na carta: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece". O resto, já sabemos o que aconteceu no dia 07 de setembro de 1822.

Enquanto aguardava seu esposo, D. Leopoldina, governante interina de um Brasil já independente, idealizou nossa bandeira, misturando o verde da família Bragança e o amarelo ouro da família Habsburgo.
Na cerimônia de coroação e sagração de D. Pedro I, ela foi coroada Imperatriz do Brasil,
em 01 de dezembro de 1822, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...