domingo, 10 de dezembro de 2017

ADEUS À EVA TODOR

EVA TODOR
g1.globo.com



Faleceu hoje, domingo, dia 10 de dezembro de 2017, a atriz EVA TODOR, aos 98 anos.

Eva Todor faleceu por volta das 8h50m da manhã deste domingo. A causa da morte foi pneumonia. Segundo o amigo Marcelo Del Cima, ela vinha sendo muito bem cuidada pelos enfermeiros e recebia a visita de amigos com frequência. Durante todo o ano de 2017 ela esteve doente.

Eva sofria de Mal de Parkinson e sua última aparição na TV foi na novela Salve Jorge, de Glória Perez, exibida pela Rede Globo em 2012. Sua última aparição pública aconteceu em novembro de 2014, quando ela recebeu uma homenagem feita por amigos artistas no Teatro Leblon.

Eva Fódor nasceu em Budapeste (Hungria) em 09 de novembro de 1919. Em Budapeste começou sua carreira ainda criança, como bailarina da Ópera Real de Budapeste. Criança, veio para o Brasil onde começou sua carreira como bailarina. Estudou dança clássica com Maria Olenewa, no Theatro Municipal. Segundo ela, casou-se aos quatorze anos com o compositor e teatrólogo Luiz Iglesias, que era bem mais velho. Mudando o nome para Eva Todor, atuou com sucesso no teatro de revista, inclusive ao lado de Francisco Alves, com quem cantou o fox Hei de Ver-te um Dia em uma peça.


Eva Todor e Luiz Iglesias, 1941.
Arquivo Nirez.


Seu esposo resolveu fundar uma companhia de comédias para Eva, no que foi muito feliz. Com a ajuda de Getúlio Vargas, ela se naturalizou brasileira. Seus sucessos como atriz de teatro iam aumentando. Também se destacou no drama, com a peça Cândida, de Bernard Shaw, em 1946. No teatro, seu estilo cômico seria abandonado em 1956 com a peça Senhora da Boca do Lixo, de Jorge Andrade, dirigida por Dulcina de Moraes.

No cinema, Eva Todor se destacou em filmes como Os Dois Ladrões, uma produção de Carlos Manga, ao lado de Oscarito.

Viúva de Luiz Iglesias, casou-se novamente, com o diretor teatral Paulo Nolding, em 1964, enviuvando em 1989.

Na televisão, Eva Todor deixaria vários personagens marcantes, como Kiki Blanche, em Locomotivas, de 1977.

Com uma carreira de mais de oitenta anos, Eva Todor era uma das grandes atrizes brasileiras da década de 1930 que ainda estava entre nós. Atuou ao lado de grandes nomes como Aracy Côrtes, Oscarito, Francisco Alves, sendo também um nome importante para a nossa cultura.

Publicamos uma reportagem de O Cruzeiro sobre ela e Luiz Iglesias, decidindo o repertório teatral: http://bit.ly/evaeluiz

Seu talento e carisma vão deixar saudades entre amigos e fãs, sempre acostumados com sua querida presença.


Eva Todor em 1941.
Arquivo Nirez.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...