sexta-feira, 22 de abril de 2022

RELEMBRANDO GASTÃO LAMOUNIER


GASTÃO LAMOUNIER
Arquivo Nirez




Vamos relembrar o compositor GASTÃO LAMOUNIER.

Gastão Marques Lamounier nasceu em São Paulo (SP) a 22 de abril de 1893 e com cinco anos de idade mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. 


Formou-se em Direito e teve entre seus professores de piano a viúva do compositor Alberto Nepomuceno, para que compôs o xote Mimi. Na década de 1910 conheceu, na Suíça, o compositor Franz Lehár, autor de A Viúva Alegre.

Gastão Lamounier compôs várias valsas que ficariam famosas, sendo boas representações de nosso cancioneiro. Em 1929, a convite do cantor Albênzio Perrone, ingressou na Rádio Educadora, permanecendo por mais de dez anos, onde foi diretor artístico e criador do Programa Lamounier, onde passaram grandes intérpretes de nossa música.

Entre sua composições, algumas valsas ficariam na história de nossa música popular, como Arrependimento, em parceria com Olegário Mariano, E O Destino Desfolhou e Suave Poema de Amor, em parceria com Mário Rossi, e Há um segredo em teus cabelos, em parceria com Osvaldo Santiago.

Um de seus sucessos foi o tango Impossível, em parceria com Martins Capistrano, que Jesy Barbosa lançou em 1931 pela Parlophon. Dele, ela também gravaria, entre outras, a canção Lá dos Pampas e o tango Príncipe de Gales, feito por ocasião da visita do Príncipe de Gales, Eduardo VIII, e seu irmão, o Duque de York, futuro Rei George VI, ao Brasil em 1931. Segundo a imprensa, uma cópia do disco seria entregue ao príncipe.


Fon Fon 1931
http://memoria.bn.br



Estúdios da gravadora Parlophon.
Sentada, ao centro, a cantora Jesy Barbosa, ao seu lado, à esquerda, Gastão Lamounier.
Sentado, à direita, Eduardo Souto.
Fon Fon 1931
http://memoria.bn.br


Interessante que, na versão gravada por Sílvio Caldas de Há um segredo em teus cabelos, em 1935 pela Odeon, um dos instrumentos que primeiro se ouve é um serrote sendo tocado com um arco de violoncelo.

Passou a apresentar o Programa Lamounier pela Rádio Nacional em 1945, época em que sua carreira como apresentador de programas românticos atingiu seu apogeu.

“Gastão Lamounier é um illuste compositor patricio, que dispensa apresentação, uma vez que ahi estão as suas musicas, figurando em todos os nossos salões elegantes e festas de arte. O que por agora interessa assignalar é que Gastão Lamounier acaba de lançar mais duas composições suas, as valsas lentas ‘Venus carioca’ e ‘Suave recordação’, tendo já obtido ambas o mesmo successo das anteriores. Uma outra novidade é que Gastão Lamounier vae compor uma outra valsa, cuja letra será escripta pelo nosso companheiro Bastos Portela, e um tango, intitulado ‘Impossivel’, que será versificado por Martins Capistrano. Esse detalhe assegura, desde já, o exito desses novos trabalhos do musicista brasileiro”.
Fon Fon 1930
http://memoria.bn.br


Fon Fon 1931
http://memoria.bn.br



Chefe de uma família de músicos; seu filho, Gastão Lamounier Filho foi colecionador e propagador da música popular.


Carioca 1938
http://memoria.bn.br


Gastão Lamounier faleceu no Rio de Janeiro em 28 de janeiro de 1984, meses antes de completar 91 anos.


 












Agradecimento ao Arquivo Nirez
Fonte - http://dicionariompb.com.br/gastao-lamounier










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...