terça-feira, 4 de abril de 2017

PEPA DELGADO, ARACY CÔRTES E A PETROPOLITANA

Pesquisando a vida e obra da atriz-cantora Pepa Delgado, esbarrei em uma opereta onde ela atuava chamada Por Trás da Cortina, de J. Dicenta em adaptação do ator Pedro Augusto, estreada no Theatro São José do Rio de Janeiro em março de 1914. 

Um dos grandes destaques da peça era a modinha do maestro Adalberto de Carvalho intitulada Petropolitana

Cabia à Pepa Delgado interpretá-la e a imprensa tomou-se de amores pela música, sempre fazendo questão de elogiar a interpretação de Pepa, inclusive destacando-a nos cartazes. O jornal A Imprensa afirmava que, em breve, a modinha faria mais sucesso que as conhecidas Caraboo e Cabocla de Caxangá.



Eu fiquei com uma pulga atrás da orelha, pois Petropolitana era o título de uma das primeiras gravações realizadas pela também atriz-cantora Aracy Côrtes em 1925, na Casa Edison, onde Pepa Delgado registrou dezenas de discos. No caso da música de Aracy, a Discografia Brasileira não dizia o autor da música.

Ontem, dia 03 de abril, vi que a Biblioteca Nacional disponibilizou o periódico Theatro & Sport para consulta pública. Como sabia que essa revista trazia muita informação sobre artistas de teatro do começo do século XX, comecei a pesquisá-la online.

Para minha surpresa encontrei várias fotografias inéditas de Pepa Delgado, inclusive ilustrando algumas capas. Entre essas capas, havia uma de 02 de maio de 1914, onde trazia uma bonita imagem de Pepa, com elogios à sua "naturalidade" ao cantar a canção Petropolitana no Theatro São José. Ao lado, a letra da música. E foi aí que tive a certeza de que a composição Petropolitana lançada por Pepa Delgado em 1914 era a mesma que Aracy Côrtes gravou em 1925. Dessa forma, ficamos sabendo o autor da música e que de fato ela fez muito sucesso, sendo lembrada onze anos depois de seu lançamento nos palcos.

É uma pena que ela também não tenha sido gravada por Pepa Delgado, assim como tantas outras que a artista lançou nos palcos.

Confiram a gravação de Aracy Côrtes, a foto de Pepa Delgado, a letra de Petropolitana e a sua repercussão na imprensa de 1914.




PETROPOLITANA


Canção de Adalberto de Carvalho
Gravada por Aracy Côrtes
Acompanhamento do Jazz Band Sul Americano Romeu Silva
Disco Odeon Record 122.885
Lançado em 1925




Theatro & Sport
02 de maio de 1914
http://memoria.bn.br



Pepa Delgado
Theatro & Sport
02 de maio de 1914
http://memoria.bn.br




Aracy Côrtes, ainda aos 17 anos.
Theatro & Sport, 14 janeiro 1922
http://memoria.bn.br



Letra de Petropolitana
Theatro & Sport

02 de maio de 1914
http://memoria.bn.br



Repercussão de Petropolitana na imprensa de 1914

O PAIZ


O Paiz, Terça-Feira, 24 de Março de 1914, p.05




O Paiz, Sexta-Feira, 27 de Março de 1914, p








O Paiz, Quarta-Feira, 29 de abril de 1914, p.05





O PAIZ
Terça-Feira, 24 de novembro de 1914, p.03
Artes e Artistas
"O actor J. Pedroso realiza hoje a sua festa artistica no theatro S. José. O programma organizado pelo operoso artista é de primeira ordem ... a popular actriz Pepa Delgado cantará, acompanhada de coros, a Petropolitana, de sucesso extremo".



A NOITE





A IMPRENSA


A IMPRENSA, Quinta-Feira, 26 de Março de 1914, p.03




A IMPRENSA, Quarta-Feira, 29 de Abril de 1914, p.04



Fontes dos recortes de jornais: http://memoria.bn.br






Agradecimento ao Arquivo Nirez








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...